Você foge?
É difícil de encarar?
Eu entendo, não é fácil mesmo.
Mas o que eu quero que vocês entendam é que TODA ADVERSIDADE É UM PONTO DE CRESCIMENTO/ DESENVOLVIMENTO!
E isso tudo começa com a forma que pensamos!
Precisamos ter atitudes mentais que favoreçam as dificuldades.
Vamos imaginar comigo:
EU, profissional da estética, aqui na minha salinha, bonitinha, esperando minha cliente.
5 minutos antes, ela avisa que não vem.
E eu, com tudo arrumado, com um buraco na agenda, viro para ela e pergunto:
VOCÊ QUER REAGENDAR PARA QUANDO?
PARE:
Quantos erros existem nesse cenário?
Primeiro: pare de falar as coisas no diminutivo!
Nada de salinha, creminho, nada de inho.
Você não é uma profissionalzinha. Você é uma profissional!
Você não tem uma salinha, você tem uma sala!
Primeiro ponto que vou pedir para vocês pararem é de referir as coisas no diminutivo.
Porque você não merece um pouquinho. Um dinheirinho, Uma salinha.
Você merece ganhar muito dinheiro,
Você merece uma sala confortável, linda, aconchegante.
Outra coisa:
Você já deve ter ouvido muitas vezes: “saia da zona de conforto”.
E já deve ter pensado: “ai que saco isso, me deixa”.
Vamos entender o que é a zona de conforto.
Em primeiro lugar: ela não é ruim.
Ela é uma escolha.
Na zona de conforto, você é dona de tudo.
É o local onde você faz as coisas da melhor forma, porque você faz as coisas com frequência.
Você se sente bem.
Por exemplo: quem aqui faz limpeza de pele, daquelas maravilhosas?
Fazer limpeza de pele é a sua zona de conforto.
Porque é o seu carro chefe,
Porque a sua é “a melhor da cidade”
Porque é o que faz você ganhar o seu DINHEIRINHO.
(olha o inho ai de novo).
Quando você tem a melhor limpeza de pele de todas, você já dominou todos os passos daquele atendimento, você já sabe muito bem daquilo.
Então, fazer limpeza de pele é a sua zona de conforto.
Mas lembre-se de todos os passos que você teve que dar até ter a limpeza de pele referência na cidade!
Tudo o que não dominamos, precisamos fazer várias vezes até ficarmos bom.
E o que significa fazer várias vezes à significa até você se sentir confortável com aquilo.
Que é o caminho que você percorreu até aqui.
Todo mundo aqui tem sua zona de conforto.
TODOS, SEM EXCEÇÃO.
Olhe o que você já tem hoje: tudo o que conquistou, faz parte da sua zona de conforto.
Ai você pensa:
“quero ter mais clientes”
“quero atender mais gente”
“quero comprar uma maca nova, um equipamento novo”
Enfim, tudo isso que você quer, não está dentro da zona de conforto.
Porque exige mais de vc.
E ai é que está o X da questão.
Como atrair seus clientes?
Pense: no que você é verdadeiramente boa?
Dentro do universo de procedimentos que você faz, qual é aquele que você atende e pensa: “cara, eu sou foda nisso! Eu sou boa nisso!”
Então, esse tem que ser o seu carro-chefe.
Mas não pode se “acomodar” nele.
Já que ele é muito bom, você tem que tornar ele melhor ainda.
Você precisa agregar mais a ele.
Porque as pessoas vão querer mais, vão indicar seu trabalho.
Entenda: a maioria absoluta dos nossos clientes/pacientes vão vir por indicação.
Quando alguém fala: “vai lá na fulana fazer tal procedimento” é uma pessoa que colocou você dentro do coração dela.
E o melhor endereço na nossa empresa é o coração do cliente.
TODOS OS NOSSOS SONHOS/METAS ESTÃO FORA DA NOSSA ZONA DE CONFORTO
E A GENTE NÃO PODE FICAR ESPERANDO PELO SONHO NA ZONA DE CONFORTO
SENÃO ESSE SONHO VAI SER ILUSÃO
A gente precisa expandir a zona de conforto para o sonho caber nela.
E essa expansão exige DESENVOLVER HABILIDADES.
Pois quando saímos da zona de conforto, deparamos com adversidades
COISAS DIFICEIS, INESPERADAS
‘AH, É MUITO DIFICIL AJUSTAR O SKINCARE’
‘AH, É MUITO DIFICIL ENTENDER ESSE RACIOCINIO CLÍNICO’
‘AH, DEIXA PRA LÁ, EU NÃO SEI FAZER MESMO, ISSO NÃO É PRA MIM’
ENTENDA: A ADVERSIDADE NÃO É ALGO NEGATIVO, ELA NÃO É O PROBLEMA
ELA MOSTRA NOSSA LIMITAÇÃO.
E PRECISAMOS SUPERAR A NOSSA LIMITAÇÃO PARA ENFRENTAR A ADVERSIDADE E CRESCER.
QUANDO A GENTE ENTENDE QUE A ADVERSIDADE É UM TREINO, UMA EXPANSÃO , A GENTE ARREGAÇA AS MANGAS E VAI ATRAS DAQUELE SONHO.
Então eu te pergunto: como agregar mais para ter mais clientes?
Quero que você pense qual é o seu carro-chefe na clínica
E o que pode agregar além dele?
Cada vez que você fala “é difícil” e resolve voltar para a zona de conforto, seu sonho fica cada vez mais longe, vc abre mão dele.
Só que você renuncia ao seu sonho e continua alimentando-o
Esperando “um milagre” “uma mágica acontecer”
Em algum momento, algo vai acontecer e realizar o seu sonho
Nessa hora, o seu sonho virou ilusão.
UM DIA, SE DEUS QUISER, EU VOU TER UMA CLÍNICA ENORME, LINDA
Só que esse dia nunca chega
E ai você se frustra
Pois você se enganou
E para de confiar em vc.
“ah, estética não é pra mim”
“ah, vou parar de atender e fazer outra coisa”
“ah, tem muita gente trabalhando com isso, vou tentar outra coisa”
Ai você se torna negativa, resmungona, reclamona
Vamos enfrentar essa adversidade juntas?
Vamos crescer juntas?
Vamos agregar mais?
Eu estou aqui para te ajudar!
Pois quando enfrenta a adversidade, você cresce
E aquilo que foi muito difícil, se torna fácil
E o seu sonho, se transforma em realidade
E ai tem outro sonho para alcançar, para ir atrás
E a prosperidade vem até vc.
É possível demais isso!